El-Olam & El-Elyon: O Deus Que Está Além do Tempo e do Espaço

Abraão plantou um bosque e invocou o nome do Senhor, El-Olam (Gênesis 21.33). El-Olam era o Deus de Abraão, este nome refere-se a eternidade de Deus. Olam significa escondido ou ponto de desaparecimento. El-Olam é o Deus que não tem princípio de anos, nem fim de dias! A abrangência de Sua vida atinge o lugar da eternidade que não podemos mais olhar, tanto para trás (no passado), quanto para frente (no futuro)!

árvore

No dia que Abraão invocou El-Olam ele plantou um bosque, sugerindo algo que iria se estender além dos seus próprios anos de vida. A benção e a sombra daquelas arvores alcançaria as gerações a frente dele! Isto representa profeticamente que sua vida estava semeando coisas que seriam colhidas muito além do que Abraão poderia enxergar ou compreender! Ele servia a um Deus que estava além do tempo. El-Olam era o seu Deus!

Este é Aquele de quem se diz:

“Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir” (Apocalipse 4.8)

Hebreus diz que Melquisedeque foi feito semelhante ao Filho de Deus, permanecendo sacerdote para sempre, por não ter genealogia, nem princípio de dias ou fim de vida (Hebreus 7.3)!

O Filho de Deus, Yeshua, está para sempre além do tempo. Todo o tempo se submete aos Seus pés!

El-Elyon

Quando Melquisedeque veio a Abrão, ele o abençoou em nome de El-Elyon, ou seja, em nome do Deus Elevado ou Deus Altíssimo. As Escrituras dizem que ele era sacerdote de El-Elyon (Gênesis 14.18). Elyon significa elevado, Supremo. O Deus Altíssimo está acima do espaço, é mais alto do que qualquer elevação, é superior a qualquer realidade.

Isaías descreve o Senhor como “o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo”, esse Deus diz: “Habito num lugar alto e santo, mas habito  também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito” (Isaías 57.15).

Deus está além do tempo e do espaço! Para servirmos a Ele plenamente precisamos aprender a vivermos acima destas dimensões! Ele é eterno e Seus filhos precisam aprender a moverem-se em Sua soberania sobre o tempo. Isto fala sobre a capacidade de trazer restauração, restituição e cura a respeito de injustiças do passado, tocando o passado com a graça de Jesus! Também fala sobre a capacidade de movimentar e transformar o futuro, não apenas vendo por meio da revelação divina e do Espírito Profético, mas também semeando nele por meio da obediência, do amor, da paz, profecias, declarações de bençãos etc.

Esse é um momento em que avançar acima das dimensões do tempo e do espaço começa a ser cada vez mais necessário! É tempo para você conhecer El-Elyon, Deus Altíssimo,El-Olam, Deus Eterno!

Deus abençoe..

por Renato Pastene