A Porta da Fonte: O Rio de Água Viva (08.07.2017)

por Renato Pastene

watersA Porta da Fonte (Neemias 3.15) abria o acesso a fonte das águas. Mais especificamente, a Fonte de Giom. Essa fonte é citada em 2 Crônicas 32.30 e 33.14. O termo Giom significa “correnteza forte” e é o nome do segundo rio que corria no jardim do Éden (Gênesis 2.13). Era, portanto, uma fonte abundante de águas, localizada em Jerusalém. 

Para receber as águas da fonte de Giom, construíram o tanque de Siloé. Este era um reservatório de água em Jerusalém. A Porta da Fonte, portanto, era o acesso pelo qual se chegava a essa fonte de águas. Esse era um local importante, pois na fonte estava a origem daquelas águas, necessárias à Israel.

Para nós hoje, essa Porta aponta para o acesso as “fontes de águas da vida”. Jesus nos guiará a essas águas, limpando dos nossos olhos toda lágrima: “o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda lágrima” (Apocalipse 7.17). Interessante que foi nas águas de Siloé onde o cego de nascença foi curado e recupera a visão (João 9.7). Da mesma forma, o acesso as águas da vida limpará nossos olhos, ou seja, seremos consolados e enxergaremos como nunca antes!waters1

Essa é a fonte da águas do Espírito Santo, que fluem para a vida eterna! Em João 4.14, Jesus disse “quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”. Veja só, aquele que beber dessa água terá uma fonte! Uma fonte será gerada no interior dessas pessoas, com acesso as correntezas de água do Espírito Santo.

A Porta da Fonte é o acesso a essas fontes! O Pai está restaurando esse acesso. Isso fala sobre uma abertura cada vez maior para que o Espírito Santo flua através da vida dos cristãos, para fazer o Reino se estender trazendo vida, justiça e alegria às nações! O rio de Ezequiel 47, fluía do templo (que hoje é a Igreja), esse rio fluía e trazia vida onde passava, assim será nestes dias…