A Porta do Vale (22.12.16) & Reforma e Avivamento (21.01.17)

por Renato Pastene

(Para você ler sobre as outras portas, acesse: Três Portas)

“Sou uma flor de Sarom, um lírio dos vales. Como um lírio entre os espinhos é a minha amada entre as jovens” Cânticos 2.1-2valley

A Porta do Vale conduz a um relacionamento de amor com Jesus. A Noiva é chamada de lírio dos vales, ela se encontra nos vales, onde como um jardim está sendo bem regada e protegida (Cânticos 4.12). O Senhor, por sua vez vem saltando sobre os montes, em direção a esse vale para encontrar-se com Sua Noiva (Cânticos 2.8).

O Vale, portanto, é uma oportunidade para a intimidade com Jesus. É o local onde o amor exala e cria um vinculo inquebrável!

“A mão do Senhor estava sobre mim, e por seu Espírito ele me levou a um vale cheio de ossos” Ezequiel 37.1

vale-dos-ossosO Vale é também um local de reinicio e ressurreição! Ezequiel foi levado a um vale, onde viu a nação de Israel destruída, como se houvessem perdido uma guerra e só restasse os ossos dos antigos guerreiros que foram mortos. Nesse cenário ele escuta a voz do Senhor e pelo poder dessa voz ele vê um milagre de ressurreição incrível!

“Assim diz o Soberano Senhor a estes ossos: Farei um espírito entrar em vocês, e vocês terão vida” Ezequiel 37.5

A promessa era de que um espírito entraria neles e eles teriam vida novamente. Da mesma forma, em 2017, o Senhor soprará Sua vida para ressuscitar o Seu exército, de maneira que seja capaz de guerrear novamente.

“A seguir ele me disse: “Profetize ao espírito; profetize, filho do homem, e diga-lhe: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam’”. Profetizei conforme a ordem recebida, e o espírito entrou neles; eles receberam vida e se puseram de pé. Era um exército enorme!” Ezequiel 37.9-10

A ressurreição veio por meio do espírito que veio dos quatro ventos! O vale é um local para que os quatro vento sejam soprados sobre nós!

Levanta-te, vento norte, e vem tu, vento sul; assopra no meu jardim, para que destilem os seus aromas. Ah! entre o meu amado no jardim, e coma os seus frutos excelentes!” Cânticos 4.16

O vento de Deus virá, ativando o amor da Noiva e ressuscitando o Seu exército!

“Quem é esta que aparece como a alva do dia, formosa como a lua, brilhante como o sol, terrível como um exército com bandeiras?” Cântico 6.10

A Noiva do Senhor será bela e será como um exército com bandeiras! Vamos levar o amor de Cristo entre as nações, seremos Sua amada brilhando como a alva…

Flua a vida de Deus.


Reforma e Avivamento (21.01.17)

por Renato Pastene

martinho-luteroConforme avançamos em 2017, é bom saber que o Senhor está para liberar sobre nós reforma e avivamento! É para produzir uma mudança na própria Igreja do Senhor, para transformar a sociedade e para viabilizar uma grande colheita de almas para o Reino, estas são três facetas interligadas do movimento do Reino dos Céus que está para cair com poder sobre a Terra nesse ano.

Reforma

Reformadores sociais

A reforma que iniciou em 1517 com Martinho Lutero impactou não apenas a realidade da Igreja, ou da vida espiritual de sua época, mas se desdobrou em mudanças sociais que alcançou cidades. Um exemplo de uma cidade que foi marcada pelo impacto da reforma foi Genebra, que recebeu a influência da reforma que vinha ocorrendo na Europa de tal forma que os cidadãos da cidade, em Concílio Geral, decidirem no dia 21 de maio de 1536 viver segundo o evangelho ¹.

Seguindo essa transformação espiritual e social, Genebra recebeu como seu pastor, o também reformador João Calvino, que efetuou  sistemáticas e consistentes alterações nas próprias estruturas da cidade, proporcionando significativas mudanças na vida da igreja, na economia, na política, educação e cultura de Genebra!

Sérgio Lyra diz em seu livro Cidades Para a Glória de Deus: “A fortíssima ligação de Calvino com a prática do evangelho não permitiu que houvesse uma separação entre a reforma social e a reforma religiosa” ².

O tipo de reforma que o Senhor está para trazer sobre as nações da Terra é uma reforma não apenas que afetará a realidade da Igreja, mas que entrará nos mais diversos e diferentes setores da sociedade, para que aconteça um poderoso avanço dos princípios e valores do Reino de Deus em nossas cidades!

É tempo para se levantarem os reformadores sociais, que semearão as mudanças que o Pai tem visualizado para as nações da Terra!

Avivamento –

Chuva no Valerain

“A terra da qual vocês vão tomar posse não é como a terra do Egito, de onde vocês vieram e onde plantavam as sementes e tinham que fazer a irrigação a pé, como numa horta. Mas a terra em que vocês, atravessando o Jordão, vão entrar para dela tomar posse, é terra de montes e vales, que bebe chuva do céu. É uma terra da qual o Senhor, o seu Deus, cuida; os olhos do Senhor, o seu Deus, estão continuamente sobre ela, do início ao fim do ano. Portanto, se vocês obedecerem fielmente aos mandamentos que hoje lhes dou, amando o Senhor, o seu Deus, e servindo-o de todo o coração e de toda a alma, então, no devido tempo, enviarei chuva sobre a sua terra, chuva de outono e de primavera, para que vocês recolham o seu cereal, e tenham vinho novo e azeite” (Deuteronômio 11.10-14)

O Senhor está para trazer uma abundante chuva no ano de 2017! Esta chuva se iniciou em 2016 (Veja, As Primeiras Chuvas), e neste ano desaguará, iniciando um período de restauração que culminará em 2018! Será um período para receber a Água do Céu e deixar o trigo (alimento espiritual sólido), o vinho novo (alegria do Espírito) e o azeite (unção do Espírito Santo) serem produzidos na Noiva do Senhor, para que ela se levante em nova beleza e autoridade e toque as nações da Terra através de seu relacionamento apaixonado pelo Noivo!

Em 2017 se completa 50 ano da reconquista da cidade de Jerusalém pelo povo judeu! Neste jubileu o Espírito Santo será derramado do Céu para coroar a Noiva do Senhor, assim como a rainha Ester (Ester 4)! A Noiva se levantará para brilhar em meio a escuridão e para se mover a partir do favor do Rei! O Senhor Jesus está dando o Seu favor para que a Noiva prevaleça sobre seus inimigos!

Assim como em 1967, o ano que Jerusalém foi reconquistada, o Senhor derramou Seu Espírito sobre jovens na Califórnia e manifestou-se o Jesus Moviment, que resgatou muitos jovens das drogas e de uma vida sem sentido, Jesus derramará novamente o poder do Espírito, para evangelização, salvação, curas, profecias e milagres. Prepare-se!

Cindy Jacobs diz em seu livro Manifesto da Reforma: “Conforme mencionei, os Estados Unidos viveram em 1967 o “verão do amor”. Pessoas do mundo inteiro afluíram a San Francisco em busca de sexo e drogas sem restrições. Aquela geração criou uma cultura construída sobre o vício […] Por volta da mesma época na Califórnia, surgiu o Movimento de Jesus, por meio do qual muitas pessoas entraram no Reino de Deus. Milhares foram salvos naquele período. Jovens foram batizados no mar, e pessoas como eu eram chamados de “Povo de Jesus” ou “Viciados em Jesus””³. O Senhor está para fazer algo semelhante neste tempo!

bussola1Vento Norte

“Como o vento norte traz chuva, assim a língua fingida traz o olhar irado”. (Provérbios 25.23)

O vento norte traz a chuva! Precisamos da chuva, mas antes dela ocorre o vento de Deus!

Norte representa a própria Glória de Deus! Ezequiel viu “uma tempestade vinda do norte: uma nuvem imensa, com relâmpagos e faíscas, e cercada por uma luz brilhante” (Ezequiel 1.4). Esse ano uma grande nuvem virá do Norte, porque o Senhor soprará e já está soprando o Seu Vento!


  1. Cidades Para a Glória de Deus, Sérgio Lyra, 2ª edição, página 128, 2015.
  2. idem, página 137.
  3. Manifesto da Reforma, Cindy Jacobs, 1ª edição, página 226, 2012.